Já parou para pensar onde você quer estar, quem quer ser e como vai ser daqui 5 ou 10 anos? Parece distante né? Mas acredite, esse dia vai chegar, e vai chegar mais rápido do que você pensa!

Uma frase que me falaram certa vez e me marcou muito: Se você não sabe o caminho que quer seguir, qualquer um serve.

E está aí a importância de ter um plano traçado, metas determinadas e objetivos a cumprir. Não estou dizendo que as coisas não podem mudar, que seus planos devem ser sempre os mesmos. Mas viver no “deixa a vida me levar, vida leva eu” é muito arriscado. Não deixe a responsabilidade de traçar o seu caminho para outra pessoa.

 

  • Quantas metas devo ter?

Logo que entrei nesse mundo de organização, eu queria ser a produtividade em pessoa. Gabriella Produtividade Ferreira. Me empolguei tanto que tracei 13 metas para cumprir aquele ano. Na minha cabeça, esse era o certo, afinal de contas, eu estava construindo o meu plano de ação… certo?

Errado! Qual ser humano consegue se concentrar em 13 objetivos em um ano só? Eu que não era!

No final das contas o ano acabou, eu não consegui cumprir tudo o que eu queria, e lá veio aquela frustração de “acho que não sou boa em nada, óh mundo cruel, óh vida injusta”

O que aprendi com isso: 

  1. Quem disse que o fim do ano é o prazo final dessa meta? Não é porque o ano virou que você deve desistir dele como se tivesse prazo de validade! Algumas metas pedem dois, três, quatro anos! Não desista! Se você está vendo que pelo caminho A não está dando certo, tente o caminho B. Se está cansado, descanse! Mas não desista!
  2. Se concentrar em apenas três metas por ano pode ser muito mais produtivo: você consegue dar o seu melhor quando em menor quantidade!
  • Traçando um plano de ação eficaz

Vamos supor que você queira muito fazer um intercâmbio, mas a sua família não tem condições de te bancar. Qual o plano? Conseguir o dinheiro sozinha!

Juntar o valor total é a meta. Mas qual o plano de ação? 

Talvez algumas perguntas possam te ajudar:

  1. Quanto tempo eu tenho para juntar esse dinheiro?
  2. Quanto eu preciso juntar por mês para ter o valor total até a viagem?
  3. Será que eu consigo algum tipo de renda extra para acelerar o processo?
  4. Será que consigo pesquisar e me cadastrar em sites para que me avisem sobre novas promoções?

O objetivo é você anotar todos os meses a sua evolução: o quanto você conseguiu poupar, o quanto você conseguiu de renda extra, etc. Assim, você tem o controle do quão perto você está do seu sonho.

Nada mais motivador do que ver o seu progresso mês a mês!

  • Mantenha em segredo

Eu não sei se isso é “neura” minha ou se é real. Mas não gritar aos sete mundos o seu sonho faz com que eles tenham mais chances de acontecer.

Normalmente apenas os meus pais e meu namorado sabem. O que mais me incomoda das outras pessoas saberem é a necessidade que eles tem de opinar.

Vamos supor que o seu sonho seja ser professora de mestrado. Ao contar isso pra alguém, ela pode dizer “Nossa, que incrível!” ou “Poxa, mas professora, mesmo sendo de mestrado não ganha tão bem né?”.

E é exatamente esse tipo de comntário que eu não gosto. Por isso, para evitar, eu mantenho guardado pra mim!

Agora mãos na massa mulher! Não adianta ler esse post e não agir!

Me deixem nos comentários qual dica você mais gostou!

Com amor, Gabi <3