Não, não estou aqui para te dizer que você deve ficar uma semana sem entrar nas suas redes socais.

Eu achava que só pessoas como eu que trabalham em Home office tinham o computador e celular amarrotado de fotos, arquivos e e-mails que não usamos.

Percebi que eles me fazem perder MUITO tempo quando preciso procurar um arquivo em específico, e ainda ocupam memória desnecessária.

Foi aí que decidi fazer detox digital e tudo melhorou! Hoje sei exatamente onde estão os arquivos, documentos e fotos que preciso!

Vamos para o passo a passo?

  • E-mail detox

Eu SEMPRE tive problemas com a caixa de e-mails. Eu trabalho com internet, então chovem mensagens na minha caixa todos os dias com contratos, propostas e dúvidas.

E toda essa má organização da minha parte afetava diretamente a minha produtividade!

O meu objetivo era deixar a minha caixa de entrada 100% limpa. Mas todos nós temos alguns e-mails que precisamos guardar! por isso comecei fazendo pastas separadas por categoria!

A que eu considero mais importante é a With Calm: lá eu deixo os e-mails que preciso de um tempo maior para responder ou estou esperando a resposta de alguém para dar um Feedback.

Na pasta e-books eu deixo literalmente os e-books que eu baixo em alguns blogs. Eles são de graça e na maioria das vezes ficam perdidos no seu e-mail e nunca são lidos.

Em senhas eu deixo salvo aqueles e-mails que recebemos de “sua senha é essa”. Eu não costumo reconfigura-las porque acredito que por serem cheias de números e letras sem sentido, elas sejam mais seguras.

E em contratos eu deixo salvo os contratos de publis já feitos ou por fazer. É claro que também salvo no meu computador, mas nada mais seguro do que manter em dois lugares né?

Além disso não esqueça de se desinscrever de qualquer spam que você não precise. Isso inclui promoção de lojas ou blogs que você não gosta mais.

  • Fotos

Esse não é só um problema de quem trabalha com internet, é um problema mundial! hahaha.

Pra começar delete todos os prints do boy que você enviou para sua amiga e fotos zoeiras que você fez. Delete tudo o que só estava encostado.

Mas aí vem a parte difícil: e as fotos de família e momentos especiais que você quer guardar de recordação? Você não quer apagar mas também não quer manter elas no seu celular ocupando espaço certo?

Para isso, utilize um Driver Online! Você pode testar  Google Fotos que é ilimitado! Caso você queira salvar vídeos e documentos também, você pode salvar no Dropbox ou Google Drive! Porém eles são limitados tá? Você precisa pagar depois que exceder o limite de arquivos.

  • Unfollow

Isso é algo que ainda estou trabalhando em minhas redes sociais. Mas quero passar a seguir apenas pessoas que realmente me inspiram, amigos e família.

Ainda mais depois da última atualização do Instagram, você não recebe “noticias” de muita gente e nem percebe. Essa é a prova de que poluímos nossas redes sociais todos os dias seguindo pessoas que não nos agregam em nada!

Inclusive, clica aqui para me seguir lá!

É muito importante ressaltar que organização é como dieta: se não for constante, você volta ao estado inicial! Por isso tire um dia na semana para dar aquela limpada geral e manter tudo em suas devidas pastas!

Espero que tenham gostado das dicas! Me ajudou a aumentar minha produtividade e simplificou a minha vida!

Com amor, Gabi <3